Parque da Cacism deve ser reaberto ao público ainda no primeiro semestre do ano

Parque da Cacism deve ser reaberto ao público ainda no primeiro semestre do ano

Foto: Arthur Camponogara

Local está fechado ao público desde abril de 2025

Fechado desde abril de 2025, o Parque da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) voltará a receber o público. A expectativa da entidade é reabrir o parque ainda no primeiro semestre, mas não há confirmação da data. A reabertura passou a ser considerada viável após tratativas com parceiros e a sinalização de destinação de duas emendas parlamentares, que devem auxiliar na conservação e na manutenção do espaço localizado no Bairro Nonoai, em Santa Maria. 

​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Uma das emendas deve ser indicada pelo vereador Marcelo Bisogno (União), no valor de R$ 60 mil. A outra, com foco na manutenção do parque, será destinada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), com valor superior a R$ 100 mil, conforme informou a Cacism. Segundo a entidade, os recursos devem ser formalizados entre abril e maio.

A retomada do parque é uma das principais metas da gestão 2026-2027 da Cacism. Reeleito presidente da entidade, Andrei Nunes Lacerda afirmou, em novembro, que a reabertura do espaço e a retomada da Feisma são prioridades da atual administração.

– Santa Maria tem poucos parques. A reabertura é uma das bandeiras da nova gestão. A ideia é reabrir o parque no menor tempo possível, com os ajustes necessários – disse Lacerda naquela oportunidade.

Nesta quarta (28), o presidente da Cacism reforçou que a entidade já tinha planos de reabrir o local em 2025 e que recebeu o apoio de várias empresas, que darão matéria-prima e mão de obra, para fazer melhorias no pórtico e em outros espaços do parque para viabilizar a reabertura. 

– A gente agradece à parceria da MRU Construções, SR Engenharia, Prontomix, Brita Pinhal, Oficina Jardim e Beltrame Materiais de Construção. Como essas adequações estão sendo feitas por meio dessas parcerias, não tem como dar um prazo de que dia eles vão fazer as melhorias. Os materiais já estão ok, mas agora depende da mão de obra para soldar as grades, reformar o pórtico. Queremos reabrir ainda no primeiro semestre. Além disso, fomos indicados para receber duas emendas parlamentares para o Parque da Cacism. Essas emendas são bem-vindas, mas ainda não foram pagas porque tem todo o trâmite. Quando as verbas chegarem, serão usadas para custeio em geral do parque, como o corte de grama e outros serviços – disse Lacerda.


Relembre

O parque é fruto de um convênio firmado entre a Cacism e a prefeitura, por meio da lei municipal nº 4896, de 14 de abril de 2006, em que as partes se comprometiam, em parceria, à construção e administração do Centro de Eventos, junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM) e do “Parque Municipal de Santa Maria”. 

A construção do parque começou em 2006, na área de cerca de cinco hectares. Com acessos pela Rua Tamanday, no Bairro Nonoai, e pela Rua Célio Schirmer, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, foi inaugurado em 2008. Entretanto, com as obras do Centro de Eventos não concluídas pela prefeitura até hoje, o convênio nunca saiu do papel.

Desde então, a Cacism arca com os gastos de manutenção do local, que conta com pista de caminhada e ciclismo, academia ao ar livre, quadra de esporte e áreas de lazer.

Anunciado em 7 de abril de 2025, o fechamento do Parque da Cacism reduziu as opções para a prática de esportes e lazer ao ar livre em Santa Maria. Esta não foi a primeira vez que o local fechou seus portões em decorrência dos altos custos de manutenção e vandalismo, como afirmou a entidade em nota à época. Em 2015, o local foi fechado temporariamente pelos mesmos motivos. O parque ficou fechado por um ano e nove meses, até ser reaberto em agosto de 2017. 

Nos últimos nove meses, a entidade buscou alternativas para viabilizar o funcionamento, incluindo parcerias com empresas privadas, assessorias esportivas e diálogo com o poder público, sem avanços concretos durante boa parte do ano passado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Menor que uma unha: UFSM identifica nova espécie fóssil com crânio menor que 1 centímetro no RS Anterior

Menor que uma unha: UFSM identifica nova espécie fóssil com crânio menor que 1 centímetro no RS

Atualização do INSS reacende debate sobre falta de servidores e sistemas defasados, afirma sindicato Próximo

Atualização do INSS reacende debate sobre falta de servidores e sistemas defasados, afirma sindicato

Geral